Nossa Abordagem

Nossos serviços envolvem a análise e interpretação do contexto organizacional e a devida identificação e mensuração das demandas estratégicas do negócio e as reais capacidades organizacionais.

Compreendemos a configuração do modelo de negócio e da organização, para a execução da estratégia e a geração de resultados de alto desempenho.

Além disso, envolvemos a construção de times e profissionais de alto desempenho, alinhados a estratégia e cultura organizacional, bem como a implementação de mecanismos de atração, retenção e estímulos.

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Estratégia
Clarificação
  • CulturaMapeamento dos aspectos e traços da cultura atual, dos valores, comportamentos típicos presentes na empresa; identificação das principais mensagens e crenças comuns subjacentes; avaliação da força da cultura e possíveis questões que a impactam; identificação das dimensões organizacionais especificas que precisam ser ajustadas para alinhar a cultura com a estratégia; definição e gestão de plano de mudanças e (re)alinhamento cultural.
  • AmbienteMapeamento do ambiente organizacional; identificação do grau de engajamento das pessoas na empresa e as características organizacionais que contribuem e as que dificultam o processo de gestão e a execução da estratégia de negócios.
  • ProcessosMapeamento de processos organizacionais críticos e da infra-estrutura básica, em linha com a cadeia de valor do negócio; identificação de mudanças necessárias, oportunidades de otimização e sinergia, alinhamentos de processos, sub-processos, sistemas e sub-sistemas de trabalho; priorização de mudanças e elaboração de planos de ação.
  • Efetividade dos resultadosAnálises do modelo de resultados da empresa e/ou áreas, incluindo processo de definição de metas, apuração e mensuração de resultados, indicadores e sistemas de gestão, alinhamento com recompensas; identificação de fatores críticos no processo de geração de resultados.
  • Efetividade de políticasMapeamento e análises das políticas atuais de gestão da empresa e identificação do grau de efetividade das mesmas; (re)desenho de políticas em linha com a estratégia e modelo de gestão.
  • Capacidades organizacionaisIdentificação das competências técnicas do negócio demandadas hoje e no futuro; mapeamento geral das capacidades instaladas e demandas criticas a serem trabalhadas; priorização e definição de planos de ação.
  • Modelo de gestãoAnálises das práticas e estilos de gestão usuais na organização e o seu modelo de governança; identificação de características relevantes na gestão e de lacunas a serem trabalhadas, frente a estratégia e ao modelo de negócios.
  • Imagem interna e externaMapeamento da percepção - interna e/ou externa- da imagem da empresa; identificação dos traços e valores da imagem que contribuem ou que dificultam a implementação da estratégia e/ou processo de mudanças; elaboração de planos de ação.
  • Competitividade da remuneraçãoEstudos e pesquisas – gerais e segmentadas - de remuneração e benefícios, de práticas, políticas e tendências de mercado; club survey de remuneração.
Desenvolvimento Organizacional
Desenvolvimento Humano
Decodificação da EstratégiaClarificação do ambiente de negócios, dos mecanismos de criação de valor e da missão e visão da empresa; dimensionamento do potencial futuro de negócios e definição da aspiração empresarial; desenho da estratégia de negócios para o longo prazo e identificação dos diferenciais competitivos e das capacidades organizacionais; dimensionamento dos fatores críticos de sucesso, definição dos direcionadores de mudanças e de execução e elaboração de planos de ações; desenho de business case para a mudança. Modelo OrganizacionalClarificação e definição dos drivers e do modelo operacional do negócio; definição do nível de centralização e descentralização; alinhamento dos processos críticos do negócio e de suporte; definição da governança; (re)desenho da estrutura organizacional; definição de papéis e accountabilities; definição da agenda estratégica, do modelo e processo de reuniões do comitê executivo; elaboração de planos de implementação. Processos, Indicadores de Desempenho, Capacity PlanProcessos e Capacity Plan: mapeamento e diagnóstico de atividades, indicadores e capacitações relacionadas a processos organizacionais; (re)desenho, alinhamento, otimização e especificação de processos, sub-processos e atividades; dimensionamento e especificação de necessidade de headcount e da capacidade instalada e utilizada; desenho de instrumentos e ferramentas de controle de headcount; elaboração e gestão do capacity plan. Indicadores de Desempenho: clarificação, definição e especificação dos indicadores-chave do negócio e de unidades organizacionais; desenho de processos de definição, calibragem, apuração e mensuração de resultados. AssessmentAvaliação de competências e potencial de executivos e de profissionais; identificação e clarificação de lacunas e oportunidades de desenvolvimento individual; definição dos direcionadores de desenvolvimento; elaboração de planos de desenvolvimento individual. Planos de Desenvolvimento e CapacitaçãoIdentificação e priorização das demandas de desenvolvimento, gerais e de equipes; elaboração de matriz de capacitação e planos de desenvolvimento; definição de temas, públicos e diretrizes para os programas de treinamento e desenvolvimento; dimensionamento dos investimentos em T&D. Construção de TimesIdentificação dos desafios individuais e coletivos; sensibilização e mobilização para mudanças; construção da dinâmica do time; clarificação dos papéis individuais e do time no processo de mudanças; elaboração de plano de ação do time; acompanhamento e monitoramento.
Competências e Sistema de DesempenhoDesenho, clarificação e implantação de conceitos, processos, sistemas e políticas de gestão de desempenho com base em competências; definição dos padrões e métricas de desempenho e contratação de objetivos e metas individuais; identificação, definição e especificação de competências organizacionais e funcionais; mapeamento e avaliação de competências e resultados; identificação de lacunas e oportunidades de desenvolvimento e construção de planos individuais e corporativos; condução de comitês de performance. Cargos, Carreiras, Posições-chaveDesenho e especificação de famílias de cargos; estruturação de cargos e carreiras; avaliação de cargos; desenho de trajetórias de carreira; identificação e definição de posições e funções-chave. Estrutura de Remuneração e Planos de IncentivoEstrutura de Remuneração: estudos de competitividade e equilíbrio interno da remuneração; definição da estratégia de remuneração; desenho de tabelas salariais; simulações de impacto financeiro; elaboração de políticas de gestão de cargos e remuneração. Aconselhamento e CoachingAconselhamento postural para executivos no papel de gestor e/ou na tomada de decisões sobre processos de gestão; acompanhamento e monitoramento da evolução de comportamentos de executivos no papel gerencial; recomendações de planos especiais de desenvolvimento. Edudação CorporativaDesenho de modelo e estrutura de academias corporativas; concepção, desenho e estruturação de programas de educação corporativa; criação, customização e aplicação de treinamentos técnicos e gerenciais; desenvolvimento e implantação de ferramentas de planejamento e gestão de treinamentos. Gestão de Talentos e SucessãoEstruturação e desenvolvimento de processos e ferramentas de mapeamento e gestão de talentos; identificação de talentos e elaboração de planos de desenvolvimento e retenção; dimensionamento e clarificação de quadro de talentos, pessoas e conhecimentos críticos; mapeamento e identificação de demandas de sucessão, potenciais sucessores e desenvolvimento de planos de sucessão.
Estratégia de Gestão de PessoasClarificação e definição de estratégia de gestão de pessoas; (re)desenho do modelo de gestão de pessoas; priorização de ações e elaboração de planos de implementação; revisão e/ou desenvolvimento de processos, sistemas e ferramentas de gestão de pessoas.
Gestão de EngajamentoMapeamento do nível de engajamento dos colaboradores e identificação das questões críticas e relevantes a serem trabalhadas; análise e cruzamento de resultados de clima com resultados de desempenho de áreas e negócios; definição e gestão de planos de ação de melhoria.
Comunicação CorporativaAvaliação de eficácia da comunicação corporativa; aconselhamento na definição de estratégia de comunicação; identificação, concepção, definição e desenvolvimento de canais, formatos e conteúdo de comunicação corporativa.

Nossa Abordagem

Nossos serviços envolvem a análise e interpretação do contexto organizacional e a devida identificação e mensuração das demandas estratégicas do negócio e as reais capacidades organizacionais.

Compreendemos a configuração do modelo de negócio e da organização, para a execução da estratégia e a geração de resultados de alto desempenho.

Além disso, envolvemos a construção de times e profissionais de alto desempenho, alinhados a estratégia e cultura organizacional, bem como a implementação de mecanismos de atração, retenção e estímulos.

Nossos Serviços

A Idee Consult oferece uma gama de serviços que pode auxiliar sua empresa a chegar onde você deseja. Clique abaixo e selecione a área desejada.

Pesquisa de Remuneração

Anual Idee: Estudo Anual de Remuneração e Benefícios, com 185 empresas participantes em 2012, mais de 900 cargos pesquisados, dados de salário fixo, remuneração variável, benefícios e políticas de gestão de pessoas.

Especiais: Pesquisas especiais e customizadas para clientes, envolvendo preparação, coleta de dados, processamento e tabulação, elaboração e entrega de relatórios para patrocinadora e empresas participantes.

Força de Vendas: Estudo especial sobre políticas e práticas de gestão da força de vendas, incluindo modelos e valores de remuneração, indicadores de resultados, mecanismos de gestão, instrumentos de trabalho, etc.

Club Survey: Pesquisas especiais e customizadas para grupos de empresas e/ou setores.

Pesquisa de Clima Organizacional
  • Mapeamento do ambiente organizacional;
  • Identificação do grau de engajamento das pessoas na empresa e as características organizacionais que contribuem e as que dificultam o processo de gestão e a execução da estratégia de negócios.
Pesquisa de Satisfação de Cliente Interno
  • Mapeamento de satisfação de clientes internos;
  • Identificação de lacunas e oportunidades a serem trabalhadas;
  • Recomendações e apontamentos de ajustes e melhorias.
Pesquisa de Cultura Organizacional
  • Mapeamento dos aspectos e traços da cultura atual, dos valores, comportamentos típicos presentes na empresa;
  • Identificação das principais mensagens e crenças comuns subjacentes;
  • Avaliação da força da cultura e possíveis questões que a impactam;
  • Identificação das dimensões organizacionais especificas que precisam ser ajustadas para alinhar a cultura com a estratégia;
  • Definição e gestão de plano de mudanças e (re)alinhamento cultural.
Pesquisa de Geração Y
  • Mapeamento das percepções de gestores e jovens profissionais sobre a relação, conflitos e expectativas dessas diferentes gerações;
  • Geração de informações de apoio para que empresas e líderes entendam como lidar com essa geração jovem e como atrair, reter e desenvolver de forma mais efetiva esses profissionais.
Pesquisa Especiais e Customizadas
  • Concepção e elaboração de pesquisas customizadas, condução, mapeamento e geração de resultados; análises e recomendações técnicas.
Decodificação de Estratégia
  • Clarificação do ambiente de negócios, dos mecanismos de criação de valor e da missão e visão da empresa;
  • Dimensionamento do potencial futuro de negócios e definição da aspiração empresarial;
  • Desenho da estratégia de negócios para o longo prazo e identificação dos diferenciais competitivos e das capacidades organizacionais;
  • Dimensionamento dos fatores críticos de sucesso, definição dos direcionadores de mudanças e de execução e elaboração de planos de ações;
  • Desenho de business case para a mudança.
Desenho Organizacional
  • Clarificação e definição dos drivers e do modelo operacional do negócio; definição do nível de centralização e descentralização;
  • Alinhamento dos processos críticos do negócio e de suporte;
  • Definição da governança;
  • (Re)desenho da estrutura organizacional; definição de papéis e accountabilities;
  • Definição da agenda estratégica, do modelo e processo de reuniões do comitê executivo;
  • Elaboração de planos de implementação.
Processos Organizacionais
  • Mapeamento e diagnóstico de atividades, indicadores e capacitações relacionadas a processos organizacionais;
  • (Re)desenho, alinhamento, otimização e especificação de processos, sub-processos e atividades.
Capacity Plan
  • Análise da produtividade das pessoas e equipes, dimensionamento e especificação de necessidade de headcount e da capacidade instalada e utilizada;
  • Desenho de instrumentos e ferramentas de controle de quadro de pessoal;
  • Elaboração e gestão do capacity plan.
Competências e Sistemas de Desempenho
  • Desenho, clarificação e implantação de conceitos, processos, sistemas e políticas de gestão de desempenho com base em competências;
  • Definição dos padrões e métricas de desempenho e contratação de objetivos e metas individuais;
  • Identificação, definição e especificação de competências organizacionais e funcionais;
  • Mapeamento e avaliação de competências e resultados;
  • Identificação de lacunas e oportunidades de desenvolvimento e construção de planos individuais e corporativos;
  • Condução de comitês de performance.
Estrutura de Cargos e Remuneração
  • Desenho e especificação de famílias de cargos; estruturação de cargos e carreiras;
  • Avaliação de cargos, pelo Método Idee de Avaliação de Cargos;
  • Desenho de trajetórias de carreira;
  • Identificação e definição de posições e funções-chave;
  • Estudos de competitividade e equilíbrio interno da remuneração;
  • Definição da estratégia de remuneração;
  • Desenho de tabelas salariais;
  • Simulações de impacto financeiro;
  • Elaboração de políticas de gestão de cargos e remuneração.
Planos de Incentivos
  • Desenvolvimento de programas de remuneração variável e programas de incentivo para força-de-vendas;
  • Definição, especificação e alinhamento de indicadores e métricas de resultados.
Estruturação da Força de Vendas
  • Diagnóstico do desempenho e eficácia da força de vendas, clarificação do papel da força de vendas dentro da estratégia de negócios;
  • definição de competências e skills para os profissionais de vendas (Sales Talent Management); definição de indicadores de resultados e sistemas de gestão de metas, objetivos e resultados (Sales KPI Management).
  • Definição e/ou revisão do modelo operacional de vendas de acordo com segmentos e perfis de clientes versus perfil dos profissionais versus processos de vendas;
  • Dimensionamento da equipe de vendas (Sales Force Design), estruturação de cargos e remuneração (Sales Compensation);
Estratégia e Modelo de Gestão de Pessoas
  • Clarificação e definição de estratégia de gestão de pessoas;
  • Revisão e/ou desenvolvimento de processos, sistemas e ferramentas de gestão de pessoas.
  • (Re)desenho do modelo de gestão de pessoas; priorização de ações e elaboração de planos de implementação;
Gestão de Engajamento
  • Mapeamento do nível de engajamento dos colaboradores e identificação das questões críticas e relevantes a serem trabalhadas;
  • Definição e gestão de planos de ação de melhoria.
  • Análise e cruzamento de resultados de clima com resultados de desempenho de áreas e negócios;
Assessment
  • Avaliação de competências e potencial de executivos e de profissionais;
  • Identificação e clarificação de lacunas e oportunidades de desenvolvimento individual;
  • Definição dos direcionadores de desenvolvimento;
  • Elaboração de planos de desenvolvimento individual.
Planos de Desenvolvimento e Capacitação
  • Identificação e priorização das demandas de desenvolvimento, gerais e de equipes;
  • Elaboração de matriz de capacitação e planos de desenvolvimento;
  • Definição de temas, públicos e diretrizes para os programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Dimensionamento dos investimentos em T&D.
Construção de Times
  • Identificação dos desafios individuais e coletivos;
  • Sensibilização e mobilização para mudanças;
  • Construção da dinâmica do time;
  • Clarificação dos papéis individuais e do time no processo de mudanças;
  • Elaboração de plano de ação do time;
  • Acompanhamento e monitoramento.
Aconselhamento e Coaching
  • Aconselhamento postural para executivos no papel de gestor e/ou na tomada de decisões sobre processos de gestão;
  • Acompanhamento e monitoramento da evolução de comportamentos de executivos no papel gerencial;
  • Recomendações de planos especiais de desenvolvimento.
Educação Corporativa
  • Desenho de modelo e estrutura de academias corporativas;
  • Concepção, desenho e estruturação de programas de educação corporativa;
  • Criação, customização e aplicação de treinamentos técnicos e gerenciais;
  • Desenvolvimento e implantação de ferramentas de planejamento e gestão de treinamentos.
Gestão de Talentos e Sucessão
  • Estruturação e desenvolvimento de processos e ferramentas de mapeamento e gestão de talentos;
  • Identificação de talentos e elaboração de planos de desenvolvimento e retenção;
  • Dimensionamento e clarificação de quadro de talentos, pessoas e conhecimentos críticos;
  • Mapeamento e identificação de demandas de sucessão, potenciais sucessores e desenvolvimento de planos de sucessão.